A CAIXA DE WARD COMO OBJETO PEDAGÓGICO

COMUNICAÇÃO

Ao transferirmos a caixa de Ward para o contexto escolar, como um elemento pedagógico conseguimos de uma forma natural, flexibilizar o currículo das diferentes disciplinas, do 2º ciclo de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, e através da estreita articulação dos diferentes docentes.

Este projeto tem a capacidade de abranger todas as áreas curriculares, mas dado tratar-se de um projeto exploratório focamo- nos apenas na articulação das seguintes disciplinas: matemática, história e geografia de Portugal, ciências da natureza, educação visual e cidadania, uma que tivemos por base as caraterísticas e interesses dos alunos e as considerações do Conselho de Turma. O método pedagógico adotado para o desenvolvimento das tarefas propostas, incidiu no Trabalho de Projeto dado ser um modelo investigativo centralizado na resolução de acontecimentos através da relação entre a teoria e a prática.

Contudo, noutros contextos educativos poderiam ser também consideradas outras metodologias que melhor se adequassem ao desenvolvimento do projeto, por exemplo: o Desenho Universal das Aprendizagens (DUA) ou Aprendizagens Ativas. Enquanto os alunos ativamente resolvem situações práticas, refletem sobre diferentes tipos de saberes necessários à vida em sociedade (Ferreira, 2020, p.319) ao mesmo tempo que integram múltiplas competências, teorias e práticas.

Representação da Caixa de Ward interpretada pelos alunos da Escola Básica António Gião

A finalidade deste tipo de projeto é encontrar uma organização e gestão curricular que se enquadre em estratégias e metodologias que atendam ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Pretende-se que as competências adquiridas sejam uma combinação entre diferentes conhecimentos, capacidades e atitudes (Martins et al., 2017, p. 19) baseadas num trabalho de equipa multidisciplinar, onde há o envolvimento de múltiplas competências, teorias e práticas. Todas as áreas de competência envolvidas são complementares e estruturam as bases de uma aprendizagem continua.

Consideramos que o projeto está aberto para responder à diversidade existente na sala de aula, promover a participação e sucesso de todos os alunos (Maia & Freire, 2020) e todas as áreas disciplinares.

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