Ao transferirmos a caixa de Ward para o contexto escolar, como um elemento pedagógico conseguimos de uma forma natural, flexibilizar o currículo das diferentes disciplinas, do 2º ciclo de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, e através da estreita articulação dos diferentes docentes.
Este projeto tem a capacidade de abranger todas as áreas curriculares, mas dado tratar-se de um projeto exploratório focamo- nos apenas na articulação das seguintes disciplinas: matemática, história e geografia de Portugal, ciências da natureza, educação visual e cidadania, uma que tivemos por base as caraterísticas e interesses dos alunos e as considerações do Conselho de Turma. O método pedagógico adotado para o desenvolvimento das tarefas propostas, incidiu no Trabalho de Projeto dado ser um modelo investigativo centralizado na resolução de acontecimentos através da relação entre a teoria e a prática.
Contudo, noutros contextos educativos poderiam ser também consideradas outras metodologias que melhor se adequassem ao desenvolvimento do projeto, por exemplo: o Desenho Universal das Aprendizagens (DUA) ou Aprendizagens Ativas. Enquanto os alunos ativamente resolvem situações práticas, refletem sobre diferentes tipos de saberes necessários à vida em sociedade (Ferreira, 2020, p.319) ao mesmo tempo que integram múltiplas competências, teorias e práticas.