QUEM FOI WARD?

história

Nathaniel Bagshaw Ward

Em 1829, o cirurgião e naturalista amador Nathanial Bagshaw Ward (1791-1868) observou acidentalmente que plantas fechadas em caixas de vidro herméticas conseguiam sobreviver por longos períodos sem rega. Anteriormente à sua generalização, o transporte de plantas vivas a longas distâncias era bastante difícil.

Além das dificuldades comuns das viagens marítimas (salinidade do ar, clima tempestuoso, roedores), a água doce era um recurso escasso e raramente podia ser dispensado para as plantas. A caixa de Ward funciona assim como uma estufa portátil e um artefacto que revolucionou o movimento das plantas no globo.

Usadas por mais de um século, estes conservatórios portáteis facilitaram os movimentos de plantas em todo o mundo com consequências comerciais, industriais e ambientais significativas. Embora esta caixa/estufa seja um produto da jardinagem da era vitoriana, é sem dúvida também um artefacto do Antropoceno que permitiu a circulação de plantas vivas entre diferentes biomas a uma escala sem precedentes na história da Terra (Keogh, 2019&2020).

Nathaniel Ward, Bodleian Library, E.W. Godwin, Artistic Conservatories, Shelfmark 19186.
2024 © W.BOX.PROJECT. Todos os direitos reservados.
O W.Box.Project é financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P sob a referência LA/P/0132/2020 (DOI10.54499/LA/P/0132/2020)
Design by Rute Marques